13 de abr. de 2008

Vídeo sobre Fundição em cera perdida do Museu Victoria & Albert


O museu inglês Victoria & Albert tem uma importante coleção de esculturas, uma das mais abrangentes após o período clássico.
Uma de suas coleções, a Galeria Gilbert Bayes, contempla a escultura em seus aspectos técnicos e históricos. Apresenta todo o processo de execução da escultura, desde a primeira idéia, passando pelas etapas intermediárias até a obra definitva.
As peças foram selecionados para ilustrar a grande diversidade de materiais e técnicas que os escultores têm utilizado.

Destaco neste post o vídeo que podem ver online com a demonstração do processo da cera perdida com uma pequena escultura. Quem tiver dificuldades com o inglês, pode selecionar "com legendas em inglês" ao clicar no link, mas as imagens explicam muito bem o processo.

Fundições em São Paulo



Muitos alunos me perguntam sobre fundição em bronze e seu processo. Prometo colocar mais informação, mas por enquanto sugiro que entrem nestes sites de duas fundições em São Paulo:

http://www.metalbronze.com.br/

http://www.dmpfundicaoartistica.com.br/index.htm

O seguinte site é de uma fundição em Portugal, mas apresentam algumas explicações sobre o processo de cera perdida, com imagens que podem ajudar a entender melhor.

http://www.maodefogo.com/Processo%20pt.html

5 de abr. de 2008

Para modelar e desenhar bem a cabeça: Treinar treinar




Para modelar e desenhar bem a cabeça humana é fundamental entender a estrutura interna.
O ideal é desenhar observando a anatomia que dá forma ao crânio e à face.
Peguei num blog de anatomia um link para uma série de fotos de vários ângulos do crânio.
Se quiserem utilizem estas imgaens para desenhar, desenhar, desenhar até entender a forma, assim, quando observarem uma pessoa ou quiserem fazer um retrato o trabalho vai ficar mais convincente e com qualidade profissional.
Aproveitem!

http://www.electronicmediaarts.com/ema/index.php?option=com_wrapper&Itemid=32