7 de jun. de 2008

HENRY MOORE, escultor britânico moderno.




HENRY MOORE (1898-1986) criou baseado nas características próprias da escultura, como atenção ao volume e à massa, interação entre côncavos e convexos, planos e linhas de contornos articulados de maneira rítmica e unidade na concepção da peça.
Dois conceitos escultóricos que podem ter influenciado a obra de Henry Moore são as formas orgânicas e cilíndricas de Picasso e Jean Arp, na modelagem e no entalhe, além da sabida influência da escultura primitiva, inclusive a pré-colombiana.

Desenvolveu basicamente suas obras sobre 3 temas : a mãe e a criança, a família e a figura reclinada.
Sua obra torna-se significativa por representar estes temas de uma maneira, digamos, arquetípica(?), simbólica(?) e não realista. Porque o tema de suas esculturas de fato são as relações entre tamanhos, formas e, superfícies e volumes das partes, são relações formais e não de siginificado naturalista.

5 comentários:

  1. Muito bom!!! Amo a obra de Henry Moore!! De fato ela se aproxima muito mais da espiritualidade do que simplesmente da beleza, apesar de belas!rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oi Tati! compartilhamos do mesmo amor ! rsr.
    Claro que postei apenas um comentário do escultor, entre tantos. Tb ele tinha uma atitude extremamente crítica em relação à sua obra e às especificidades da linguagem da escultura.
    Ele mediou a "briga" entre modeladores e escultores, participando assim de uma discussão de idéias extremamente rica das vanguardas...às vezes dá vontade de ter vivido essa época e não a nossa: virtual, distante e cínica (ou apenas boba mesmo..enfim..)
    beijus!!!!!!!!!
    volte sempre! :)

    ResponderExcluir
  3. Mandou bem heim tia Laura, tive o prazer de ver esta expo na Pina, foi realmente incrivel, um dos escultores que melhor resolvem a forma organica.

    Flavio Cerqueira

    ResponderExcluir
  4. é, sobrinho, as fotos postadas eu mesma tirei na exposição, foi maravilhosa, lembra que as turmas da FPA foram lá desenhar? o museu inteirinho só pra gente? foi demais !!! emocionante mesmo.
    beijus

    ResponderExcluir
  5. xiiiii eu nem fui este dia, tive que trabalhar ai o Genarao me deixou de exame pq nao fui, mais tudo bem da proxima irei kakakaka

    ResponderExcluir