21 de mar de 2008

Revista sobre escultura.




Homenagem ao senhor Mondrian






O pintor Mondrian iniciou suas investigações visuais partindo da figuração realista, como a maioria dos artistas de sua época, mas sentiu a necessidade de correr alguns riscos para poder aprofundar (e curtir) sua capacidade criativa.
Coloquei alguns quadros que ele fez na década de 1910 (!!! nessa época andava-se de bonde!!!...o cara gostava e aceitava as novidades...) em ordem cronológica, o que permite acompanhar o pensamento de simplificação e síntese a que Mondrian se dedicou.
POr quê será que Mondrian consta nos maiores acervos do mundo e nos livros de todos os historiadores de arte? Seria ele um diletante, um impostor, um espírito crítico que tentava dialogar com o pensamento de sua época?
respostas à autora do blog :)

Homenagem ao senhor Duchamp

Fonte 1917 de Marcel Duchamp

20 de mar de 2008

Juan Muñoz, escultor contemporâneo espanhol. Arte figurativa pósmoderna.





Juan Muñoz (1953-2001), escultor morto aos quarenta e oito anos, afirmou-se no final do século e teve uma carreira meteórica, suas obras estão em acervos fundamentais para a arte contemporânea, como a Tate Gallery.
Nos anos 80 recuperou o corpo e a figura humanas como tema central do seu trabalho, ambientados num espaço com forte sentido cênico, criando uma narrativa que integra a herança da arte minimalista e conceitual. Ele se qualificava como um contador de histórias e um construtor de metáforas na forma de esculturas.

O link leva ao site da Tate Gallery, onde acontece uma exposição dele.

Site científico muito abrangente da obra de Leonardo da Vinci






Este site interativo e muito completo, é um projeto inter-disciplinar de investigação científica e recursos on-line para a pesquisa da obra de Leonardo da Vinci, mostrada em uma série de exposições na Europa em 2006.

Leonardo somou os atributos de cientista e artista. Para ele, todos os fenômenos eram regidos pela mesma lei natural de acordo com suas funções. Ciência e arte eram realizadas pela observação direta e pela investigação do mundo natural, ambos partes da mesma visão criativa.

http://www.universalleonardo.org/

16 de mar de 2008

Picasso sabia das coisas



"La inspiración existe, pero tiene que encontrarte trabajando."

A inspiração existe mas deve te encontrar trabalhando. Essa frase do Pablo Picasso é ótima pois afirma a dualidade do processo criativo, há um "estado de inspiração" mas ele se manifesta graças ao trabalho constante e persistente no atelier.

9 de mar de 2008

atelier novo

Meus caros amigos, alunos e ex-alunos
Estou divulgando meu atelier novo, está aberto para aulas e workshops a partir de 11 de março, é uma casa super gostosa, segura e de fácil acesso, fica apenas a 3 quadras do metrô Praça da Árvore, na rua Araré.
Lá poderemos trabalhar com pintura, desenho, modelagem e escultura, o que o aluno preferir, é legal também porque podemos discutir os projetos pessoais de cada um, visto que os grupos serão pequenos.
Os horários disponíveis são: sábados, das 10 às 1h, terça e quinta de tarde (14 a 17h) e noite (19 a 22h)
Façam contato por email se quiserem conhecer!!!